Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

História dos Consoles:Episódio 1 - Primeira Geração

By Lebol

Eae povo bonito de Deus, hoje eu inauguro um novo espaço no blog dedicado para contar a história dos consoles de video games,de antigamente até os dias atuais.Ao todo serão 7 capítulos divididos por geração.No episódio de hoje teremos os consoles da primeira geração, alguns consoles mais "pré-históricos" foram lançados,mas não entraram na nossa lista de história pois queremos resaltar os mais populares.

Primeiro console: Odissey Lançamento:1975



O Odissey foi o primeiro console criado para ser conectado a uma TV, o primeiro console a utilizar o cartucho e também o primeiro a ser comercializado.Ele só tinha 2jogos que eram "Tennis" e "Hockey".Desde seu lançamento o Odyssey teve varias versões atualizadas lançadas estas tambem são conhecidas como PONGs.Existe ao todo 9 PONGs.Não vou cita-los aqui porque senão o texto vai ficar muito grade...Contando todos os jogos lançados para suas atualizações o Odissey tinha 28 jogos.O Odissey perdeu a concorrência para o Pong, da Atari, por sua limitação de uso e pela péssima divulgação, que no início dizia funcionar somente com os televisores da Magnavox (uma tentativa de fazer aumentar a venda de televisores da marca).

Primeiro console arcade: Pong Lançamento: Informação não encontrada



O Pong foi o primeiro console arcade(aqueles do fliperama),Pong possui uma importância fundamental para a história do videogame por ser o primeiro videogame lucrativo da história dando início a uma indústria que movimentaria milhões.O objetivo era acertar a esfera (bola) com sua raquete (barra vertical) e lançar para o campo adversário, marcando ponto quando a bola passasse ao campo adversário.

O videogame Pong, criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e era movido a moedinhas.Para testar a invenção, os inventores deixaram ele em um bar em San Francisco na Califórnia e voltariam no dia seguinte para ver quanto dinheiro ele rendeu.Então eles tiveram uma surpresa:Viram que o console rendeu tantas moedas que lotou a máquina.Os inventores depois desse acontecimento, quizera inventar seu próprio negócio,então, em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.Depois o video game foi comercializado como console comum, não sendo mais de arcade.

Tereceiro console: Telejogo Lançamento:1977



Telejogo foi um aparelho simples que consistia basicamente de traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado (bola), o controle era feito através de um dial (como o sintonizador de rádio). No Brasil ele foi comercializado em 1977 pela Philco/ Ford.Enfim, não há muito o que falar sobre ele, apesar de ter feito sucesso.

Quarto console: Telejogo 2 Lançamento: 1978



Devido ao sucesso do primeiro Telejogo, a Philco / Ford não perdeu tempo, e já em 1978 lançou o Telejogo II.
O console tinha 10 jogos e joysticks, com eles não era necessário ficar perto do console para jogar como no seu antecessor.Uma coisa que chamou atenção foi que ele é um console totalmente brasileiro, e não copiava nenhum console estrangeiro.

Quinto console: Coleco Telstar Lançamento: 1978



A série Telstar é uma série que praticamente clonou o Pong Com esse videogame, a Coleco liderou a primeira geração de videogames. O console fez muito sucesso por causa de seus baixos preços (custava 50 dólares em média).A Coleco alcançou o primeiro lugar nas vendas de console da primeira geração, apesar de ser considerado básico.Na época havia poucas fabrica de chips,a principal era a General Instruments, então a Coleco correu na frente da concorrência, e se adiantou a encomendar os chips.A Coleco foi a única empresa a receber todo o pedido de uma vez. Com o sobrecarregamento das empresas que produziam chips, algumas das grandes concorrentes da Coleco chegaram a receber somente 20% da encomenda. Resultado: a Coleco liderou.Foram ao todo 14 consoles da série Telstar.


Último console da primeira geração: Color TV Game Lançamento: 1978



Color TV Games é o nome de uma série de consoles de games sendo o primeiro lançado em 1977 com o Color TV Game 6, mas ela só fez sucesso a partir de 1978.O primeiro console a dar lucros grandes foi o Color TV Game 15 lançado em 1978 com os dois controles ligados ao console por cabos (possibilitando aos jogadores maior liberdade de posicionamento e movimento) e 15 versões do mesmo tipo de jogo.Ele vendeu cerca de 15 milhões de unidade.É importante resaltar que a série color TV Game é da até em tão novata Nintendo.



Espero que tenham gostado desse primeiro Episódio contando tudo sobre a Primeira Geração de consoles.Não perca na próxima semana o episódio 2 com a "Segunda Geração de Consoles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário